Fluoretação direta é um método conhecido para modificação de superfície de polímeros. A espessura da camada modificada do polímero pode ser controlada e variar aproximadamente entre 0,01 a 10 micra. Esta tecnologia é conhecida/chamada de “seca” ( pois somente gases são utilizados ) e os artigos em polímero com quaisquer formato podem ser modificados (superfície). O processo pode ocorrer a temperatura ambiente ou acima e não há necessidade de iniciadores ou catalisadores. A principal vantagem da fluoretação direta é que apenas uma camada delgada superficial do polímero é modificada e, portanto as propriedades da massa do polímero praticamente não se modificam. Existem diferentes maneiras de aplicar flúor em materiais poliméricos para modificar suas propriedades.
O procedimento de fluoretação direta possui algumas modificações mas segue em geral:
A fluoretação direta pode ser usada para aumentar as propriedades de produtos poliméricos, segue abaixo as possíveis aplicações com interesse comercial:
Propriedade de Barreira - Atualmente a propriedade de aumento da barreira das embalagens poliméricas é de grande interesse comercial. A fluoretação direta cria uma barreira que evita a permeação de hidrocarbonetos através das paredes da embalagem. Diversas razões são explicadas para produção deste efeito. Primeiramente a fluoretação direta resulta em um aumento significativo na densidade superficial do polímero; ocorre também a diminuição do volume livre superficial onde a permeabilidade do polímero diminui sensivelmente. Ainda a fluoretação direta resulta em ocorrências de ligações cruzadas no polímero o efeito de inchamento e plastificação do polímero sob a ação de hidrocarbonetos fica suprimida então os valores de permeação diminuem muito. Finalmente a energia superficial da superfície polimérica tratado com flúor em muitos casos é aumentada e líquidos orgânicos de baixa polaridade diminuem a permeabilidade pelas paredes fluoretadas.